O que são contas Smurfs e por que têm esse nome?

01/07/2021

Se você já jogou ou acompanha alguém que joga League of Legends, Valorant, Fortnite, CS:GO e outros games online, é bem provável que ouviu falar em contas smurfs. Já se perguntou alguma vez o que isso significa, de onde veio esse termo e qual a possível relação com aquelas criaturas azuis da TV? Se liga, que a gente tem a resposta!

 

O que significa “smurfing

Muito comum no universo de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), FPS (First Person Shooter) e outros jogos multiplayer online, o smurfing nada mais é do que uma segunda conta criada por um jogador experiente de nível, rank ou elo alto.

Os motivos podem ser vários: desejo de recomeçar uma conta do zero para seu uso próprio, jogar com um amigo novato ou talvez até de vender esse novo perfil na vida real depois de conquistar grandes ranques.

 

Origem do termo

Na década de 90, Shlonglor e Warp! eram provavelmente os dois jogadores mais poderosos de Warcraft II, ao ponto da comunidade se recusar a entrar em um jogo contra eles só de verem seus nomes. Por isso, em 1996, Shlonglor e seu parceiro de jogo decidiram criar novas contas com um nome que ninguém saberia suas verdadeiras identidades: PapaSmurf e Smurfette.

A diversão dos dois se tornou emboscar jogadores mais inexperientes, fingindo serem como um deles e então surpreendendo os inimigos com jogadas avançadas para garantir a vitória. Foi aí que o termo “smurfing” começou a se espalhar pelo cenário gamer para designar contas “fakes” de pessoas experientes.

É contra as regras?

As regras em relação às contas smurfs variam de acordo com as desenvolvedoras dos jogos. A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, manifesta que casos de contas smurfs no Modo Competitivo sofrerão penalidades, tanto na conta principal quanto na conta secundária.

Por outro lado, a Valve, que recentemente optou por banir contas pegas por smurfing no seu MOBA Dota 2, não aplica a mesma sentença em seu reconhecido FPS CS:GO. Já a responsável pelo Rainbow Six Siege, a Ubisoft, apenas informa que não é permitido que um usuário assuma mais de uma conta. 

A Riot Games afirma não apoiar a prática de smurfing no League of Legends, mas não assegura nenhum tipo de punição para essas contas alternativas em filas comuns e ranqueadas. Contudo, quando o assunto é o torneio Clash, a postura da desenvolvedora é mais rigorosa.

Para participar do torneio, é exigido uma verificação por SMS após vinculação da conta com um número de celular. Aqueles que não respeitarem as medidas anti-smurf e forem pegos receberão penalidades que afetam toda a equipe inscrita, sendo impedidos de competir novamente.

Em relação ao seu jogo mais recente, VALORANT, a Riot ainda não expôs um posicionamento definitivo diante das contas smurfs no Código da Comunidade, mas afirmaram estar em processo investigativo para traçar um plano de ação eficiente capaz de punir a prática smurf má-intencionada, mas sem afetar aquelas contas secundárias bem intencionadas. 

Compra de contas

Em alguns jogos, há registros de vendas de contas boostadas, isto é, elevadas até certo nível ou ranque por um jogador smurf. O interesse em comprar essas contas vem do tempo que leva para alcançar esses estágios com contas novas, teoricamente valendo mais à pena comprar uma conta smurf.

Muitos questionam se é permitida a compra e venda de contas nos jogos e, para solucionar essa questão, precisamos checar o que cada uma das desenvolvedoras dizem sobre o assunto.

Dentre as Regras de Usuário expressas no Termo de Serviço da Riot Games, é proibido “usar os Serviços da Riot para qualquer finalidade comercial”. Nas Regras da Comunidade formuladas pela Epic Games e nos Termos de Utilização dos Serviços da Ubisoft, as desenvolvedoras também não deixam o tema passar em branco e declaram proibidas as práticas de compra e venda de contas.

Então, a dica é: se você pensa em comprar ou vender uma conta, seja do Fortnite, do LoL, ou em qualquer outro jogo, sugerimos que mude de ideia!

Identificando um smurf

E como eu vou saber se a pessoa que está jogando comigo é um Shlonglor disfarçado de PapaSmurf?

Às vezes é difícil dizer com certeza se uma conta é smurf, mas alguns detalhes podem ajudar. Antes de mais nada, perceba se a diferença de habilidade de um determinado jogador é muito maior que a média do restante do time e daquilo que você costuma ver naquele nível.

Desconfie também de nicks bem elaborados, mesmo que pareçam simples demais. Dificilmente uma conta smurf terá um nome genérico, como xxNightWolfxx ou fernandinho2002, pois esses jogadores não estão com uma conta de primeira viagem.

Aliás, sempre desconfie de alguém com o nome de um personagem dos Smurfs! Pode parecer brincadeira, mas vai saber, né?

 

Smurfing deveria ser proibido?

A questão de punir ou não essa prática ainda é um tópico que divide muitas opiniões. É comum que jogadores profissionais usem uma segunda conta para testar diferentes personagens, habilidades e táticas de jogo sem que sejam percebidos. Já jogadores casuais simplesmente gostam de ter duas contas de nível alto, e alguns criam essas contas para poder entrar em filas com amigos de nível mais baixo.

Ainda que para alguns a prática pareça inofensiva, ela pode atrapalhar a jogatina de muita gente que só queria se divertir com o jogo. Afinal, não tem nada pior do que se esforçar para subir de nível em um jogo caindo contra alguém muito mais experiente, ou sofrer ataques com comunicação agressiva de uma conta smurf impaciente sobre o estilo de jogo da sua própria equipe usando o aval daquela conta não ser a sua principal. 

As partidas competitivas são muitas vezes estressantes por si só e contas smurfs acabam por prejudicar ainda mais o desempenho na subida de ranques, deixando aqueles de nível mais baixo frustrados com o jogo por diversos motivos. 

E aí, qual sua opinião sobre smurfing? Acha que deve ser proibido, ou é a favor? Comente sua opinião nas nossas redes sociais e nos siga para mais conteúdos como esse!

Palloma "Pérola" Landim

Palloma “Pérola” Landim

Graduada em Letras e viciada em joguinhos indies. Entusiasta do cenário competitivo de VALORANT e mono aram no LoL. Maxine Caulfield de Minas Gerais.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Sakuras Esports and DesignByCC | All rights reserved.