5 motivos para doar sangue

De acordo com a OMS, a doação voluntária brasileira em 2020 alcançou a taxa de 1,6% da população. O recomendado é que um país tenha a taxa de doação entre 1-3%. Ou seja, cumprimos o requisito. Porém, os valores dos EUA e média na Europa ficam entre 5-7% e expõem a precaridade dos nossos bancos.

É através da informação e do incentivo que conseguiremos aumentar esses números e ajudar os profissionais da saúde em sua nobre luta. Confira 5 motivos e suas explicações que podem esclarecer suas dúvidas sobre a doação de sangue.

1. Uma única doação pode salvar até quatro vidas

Em alguns minutos de processo, um único doador pode ajudar até 4 vidas e garantir a felicidade de famílias com um pequeno gesto inofensivo. Quem precisa de transfusão fica inteiramente dependente do auxílio de outros.

 

2. Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado

A doação coleta apenas 10% de todo o sangue no seu organismo, volume reposto em 24 horas. Cerca de 5 litros de sangue correm por nosso corpo; a doação coleta no máximo 450 ml.

 

3. Não há risco de contrair doenças durante a doação

Algumas recomendações pedem atenção para garantir o conforto no processo e segurança do receptor,
além do uso de material esterilizado e descartável:
• ter entre 16-69 anos;
• peso mínimo de 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas;
• estar alimentado;
• se tatuado, aguardar 1 ano após o procedimento para doar; e
• entre outros.

 

4. Não existe substituto para o sangue

Por maior que seja o nosso posto tecnológico atual, não há substância que substitua a essência da nossa vida.

 

5. Qualquer um pode precisar um dia

Doar sangue é uma atitude de conscientização e empatia. É colocar-se no lugar do outro e o enxergar como alguém que talvez só você possa ajudar naquele momento. É um exercício de responsabilidade e cidadania.

 

Bônus: 6. Ajudar o outro faz bem para você também!

Seja qual for sua crença, doar sangue é um ato altruísta e saber que um pequeno gesto seu pode fazer a diferença para tantas vidas traz uma sensação ímpar. Podemos ser pequenos em comparação ao todo, mas nossas pequenas ações, especialmente em conjunto, fazem uma enorme diferença.

 

Visite um centro de hemoterapia, doe sangue e salve vidas!

Ariadne Aquino

Coordenadora de Marketing de Mídias da Sakuras Esports, publicitária que trabalha com games e sofre no seu eterno bronze.

Publicado em 05/07/2021

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Sakuras Esports and DesignByCC | All rights reserved.