Em setembro de 2018, o Projeto Sakura foi criado e com ele a esperança de muitas mulheres que almejavam por condições melhores de se estar dentro do cenário de esports. Em pouco tempo nós conseguimos alcançar marcos nunca antes alcançados, e em apenas seis meses conseguimos nos estabelecer como a maior organização de incentivo à participação feminina no competitivo de esportes eletrônicos no Brasil. Apesar de tanto, nós não estávamos satisfeitas. Diversas mulheres que passaram por nossos campeonatos hoje se encontram em times profissionais ou semi profissionais, mas será que só isso realmente é capaz de mudar anos de um contexto social e histórico em que mulheres não são aceitas em ambientes considerados masculinos? Será que nós éramos capazes de alcançar toda a variedade feminina presente nesse ambiente sem excluir ou ignorar alguma necessidade dela? Nós não tínhamos certeza, pelo menos não com a forma que costumávamos agir.

Setembro de 2019, último dia do Projeto Sakura, primeiro dia da Sakuras Esports. Não somos apenas um projeto feito de jovens para jovens. Não somos uma iniciativa que está fadada a desaparecer. Nós não somos uma marca, um sonho, uma utopia. Nós somos a representação de tudo o que qualquer mulher precise estando no cenário de esports. A Sakuras Esports surgiu como uma resposta a toda a opressão silenciosa que nós sentimos durante o primeiro ano, a todas as mulheres que, por alguma razão, se sentiram deixadas de lado por nós, a todas as pessoas que desacreditam do potencial feminino.

Essa mudança que nós passamos não foi apenas uma mudança visual, nós reformulamos toda a nossa base, desde os valores e princípios até os objetivos mais distantes que poderíamos ter. Nos desculpamos imensamente pela demora em comunicar ao nosso público sobre todas as novas ações que iremos fazer e por não ressignificar antes o que é a Sakuras Esports para vocês, mas antes de criar expectativas nós precisamos de certezas, e é por isso que hoje nós anunciamos que sim, nós vamos mudar o cenário feminino para melhor.

Durante as próximas semanas nós iremos, aos poucos, anunciar cada um de nossos novos projetos, desde iniciativas antigas que irão voltar à tona como também novos projetos com novos parceiros, tudo criado com o intuito de fomentar o cenário feminino de esports. Nós não queremos nem pretendemos segregar com nossas ações, mas sim assegurar que as mulheres irão participar de ambientes mistos quando se sentirem confortáveis e, enquanto isso não acontece, elas terão um ambiente acolhedor garantido por nós.

Ainda temos como objetivo fomentar o cenário competitivo, incentivando cada vez mais mulheres a participar profissionalmente e criando oportunidades e meios para que isso aconteça, mas agora também temos como objetivo alcançar mulheres que não têm esse sonho e estão satisfeitas apenas em jogar em ambientes agradáveis, sem necessariamente transformar o hobby em uma profissão. Nós ouvimos vocês esse tempo todo, vocês também não estão sozinhas.

Nossos princípios sempre defenderam a diversidade e a inclusão e sempre irão defender, assim como cada integrante de todas as áreas que fazem a Sakuras Esports funcionar. Mulheres cis, trans, brancas, pretas, amarelas, pardas, hétero, LGBTQIA, todas vocês. Nós lutamos pela aceitação de cada uma dentro do cenário e entendemos a disparidade de oportunidades que há entre etnias, gêneros, sexualidades e afins. Iremos trabalhar com muito empenho para amenizar essa disparidade também, infelizmente, relações de poder não se resumem entre homens e mulheres e nós sabemos disso.

Nós somos uma organização que luta pelo direito feminino de estar onde se quer estar, de ser o que se quer ser. Não abandonamos nossas raízes e continuamos trabalhando para alcançar velhos objetivos, mas também abrangemos agora uma variedade muito maior de propósitos. O que começou como uma simples iniciativa adolescente se transforma naquilo que colocará mulheres no topo: determinação e união.

A Sakuras Esports existe por e para vocês, mulheres. Nós sempre estaremos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *